Conecte-se conosco

Política

Fufuca quer apoio de Lula e Dino em corrida de 2026 para senador do Maranhão

Publicado

em

Apesar da aproximação com as eleições municipais do próximo ano, o setor político já se articula para o pleito no Executivo e Legislativo em 2026. Entre eles, está o novo ministro do Esporte de Lula (PT), André Fufuca (PP-MA), que planeja uma candidatura para uma das vagas do Maranhão no Senado Federal.

De acordo com a coluna de Igor Gadelha, do Portal Metrópoles,André Fufuca já comunicou a seus aliados que pretende se candidatar em 2026 a senador pelo estado do Maranhão.

Também foi relatado que Fufuca pretende utilizar seu cargo e proximidade na Esplanada dos Ministérios para vencer. Seu objetivo é ter o apoio do presidente Lula e do então ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA).

Apesar de já ter sido eleito três vezes como deputado federal no Maranhão, Fufuca não tem segurança sobre suas chances, já que o cenário é de forte disputa, inclusive entre aqueles que almejam o apoio de Lula e de Dino.

Nas duas vagas a serem concorridas no Senado para o Maranhão, já existem ao menos três possíveis candidatos que desejam o endosso de Lula. Entre eles, a senadora Eliziane Gama (PSD) e o senador Weverton Rocha (PDT), que possivelmente disputarão a reeleição, e o atual governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), que já está em seu segundo mandato no estado.

Mesmo que consiga entrar no Supremo Tribunal Federal (STF), o nome de Flávio Dino, que foi governador do Maranhão por dois mandatos consecutivos entre os anos de 2015 e 2022, continuará influente nas eleições do estado.

Apesar de ser aliado de Dino, Fufuca não é tão próximo do ministro da Justiça quanto Eliziane e Carlos Brandão, só conseguindo “ganhar” de Weverton, que rompeu com Flávio Dino, mas que poderá recuperar a relação.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas do Mês