Conecte-se conosco

Saúde

Especialista alerta sobre os perigos da combinação de bebidas alcoólicas e remédios psicotrópicos nas festas de fim de ano

Publicado

em

Mistura também pode causar problemas graves como arritmia cardíaca e convulsões

Com a aproximação das festas de fim de ano, os psiquiatras do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) alertam para os riscos da combinação bebidas alcoólicas e medicamentos psicotrópicos. A mistura pode causar crises de desregulação emocional, sonolência, perda temporária de consciência, arritmias cardíacas, convulsões, lesões hepáticas e aumento do risco de acidentes.

A lista de reações é ainda mais extensa, pois a mistura também pode diminuir a eficácia dos medicamentos. A redução do efeito está associada ao agravamento de problemas psiquiátricos e ao aparecimento de respostas adversas da medicação. Estão mais vulneráveis as pessoas com transtornos ansiosos, de humor, síndromes psicóticas e de personalidade.

O psiquiatra do HSPE Dr. Michel Haddad alerta também que é neste período que muitas pessoas exageram nas doses de bebidas alcoólicas.  “A cultura das celebrações, bem como a de amenizar frustrações, com bebidas alcoólicas, pode impulsionar as pessoas ao consumo abusivo e à exposição crônica ao álcool, que, eventualmente, leva à dependência.”, explica o especialista.

A lista de medicamentos que interagem com o álcool é longa e é imprevisível o impacto da combinação no emocional e no físico das pessoas em tratamento com psicotrópicos. Por isso, esse grupo de pacientes deve evitar o consumo de bebida alcoólica. Em casos de consumo e surgimento de sintomas adversos, é aconselhável procurar por atendimento médico de urgência e evitar a automedicação.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas do Mês