Conecte-se conosco

Geral

Santa Luzia sediará 1º Encontro Estadual do Municipalismo promovido pela UNIPAV

Publicado

em

No próximo dia 28 de agosto de 2025, o município de Santa Luzia do Maranhão será palco de um dos eventos mais importantes para o fortalecimento da política municipal: o 1º Encontro Estadual do Municipalismo, promovido pela União Parlamentar dos Vereadores e Câmaras Municipais do Maranhão (UNIPAV).

O encontro terá início às 9h30, no Auditório da Escola Municipal Acadêmico José Sarney, reunindo vereadores e ex-vereadores de diversas regiões do Estado, com o objetivo de ampliar e fortalecer as ações do parlamento maranhense, promovendo debates, parcerias e a troca de experiências em prol da gestão municipalista.

Programação de abertura

A solenidade de abertura contará com a formação da mesa oficial, execução do Hino Nacional e do Hino do Maranhão. Na sequência, as falas institucionais ficarão a cargo de:

  • Juscelino da Cruz Filgueira Jr., prefeito de Santa Luzia;

  • Ariel Miranda, presidente da Câmara de Santa Luzia;

  • Francisco Chaguinhas, ex-presidente da UNIPAV;

  • Concita Pinto, vereadora de São Luís e atual presidente da UNIPAV;

  • Representante do SEBRAE;

  • Representante da OAB-MA;

  • Representante do Governo do Maranhão.

    Parcerias estratégicas

    O evento conta com importantes parceiros institucionais: o SEBRAE, a Escola de Governo do Maranhão (EGMA), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão (OAB-MA).

    Após a cerimônia de abertura, os participantes terão acesso a serviços e orientações oferecidos por essas instituições, fortalecendo o apoio técnico e administrativo às câmaras municipais e aos parlamentares.

    Municipalismo em pauta

    Segundo a organização, o 1º Encontro Estadual do Municipalismo busca consolidar a UNIPAV como espaço de referência para a defesa do fortalecimento da democracia local e da autonomia dos legislativos municipais.

    A iniciativa reflete a importância de promover a integração entre parlamentares, órgãos de controle, entidades de classe e governo, de modo a ampliar a capacidade de gestão dos municípios maranhenses e garantir maior proximidade com a população.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas do Mês