Polícia
Maranhense chefe de organização criminosa morre em confronto com policiais no Pará

Morre um dos maiores assaltantes de bancos do Brasil após confronto com a polícia no Pará
Na manhã desta terça-feira (26/11), foi deflagrada a Operação Ban, uma ação conjunta entre diversas forças de segurança que culminou na localização e neutralização de Francivaldo Moreira Pontes, conhecido como Ban, apontado como uma das principais lideranças de uma facção criminosa paulista. Francivaldo era procurado por coordenar ataques violentos contra o patrimônio, incluindo assaltos a bancos no método conhecido como “Domínio de Cidades”. O criminoso tinha residência no município de Santa Luzia proprietário de fazendas na região do Campo Grande.
Confronto em Mocajuba
Francivaldo foi localizado em uma ilha na comunidade de São Pedro, no município de Mocajuba, Pará, graças a investigações que contaram com a troca de informações entre várias forças policiais. Durante a tentativa de prisão, o suspeito reagiu com disparos de arma de fogo, resultando em confronto. Ele foi atingido, socorrido pelas equipes, mas não resistiu aos ferimentos.
Histórico de crimes
O suspeito possuía um extenso histórico criminal, sendo identificado como mentor de assaltos a instituições financeiras e outros crimes violentos. Entre os episódios mais notórios está o ataque à cidade de Confresa (MT), em abril de 2023, do qual Francivaldo foi apontado como o principal articulador.
Outro crime marcante ocorreu em São Gotardo (MG), em 2007, quando liderou um ataque a bancos que resultou na morte de um policial militar e na tomada como reféns de autoridades locais, incluindo o juiz, o delegado e o promotor de justiça.
Desde 2015, Francivaldo estava foragido do sistema penitenciário do Pará. Ele utilizava diversas identidades falsas, como Renato Barbosa Sousa, Levi Pereira Gonçalves e Ronaldy Leão da Gama, para despistar as autoridades.
Material apreendido
Durante a operação, os policiais apreenderam com o suspeito um fuzil AK-47, calibre 7.62×39, acompanhado de várias munições, reforçando sua ligação com ações criminosas de alta periculosidade.
Fonte: Portal Tailândia

-
Polícia2 semanas atrás
Mãe de santo é presa suspeita usar a posição de lider espiritual para praticar crimes sexuais
-
Polícia2 semanas atrás
Adolescente é encontrado morto com marcas de tiros, em Santa Luzia
-
Justiça1 semana atrás
Ex-prefeito da cidade de Santa Luzia e empresa são condenados por desvio de verbas habitacionais
-
Política1 semana atrás
Jovem é morta a tiros em praça de Chapadinha
-
Polícia5 dias atrás
PM é morto em Cantanhede; suspeito morre em cofronto coma polícia
-
Geral5 dias atrás
Santa Luzia sediará 1º Encontro Estadual do Municipalismo promovido pela UNIPAV