Educação
Professores decidem por greve geral no Maranhão após o período de Carnaval

Após uma semana de assembleias regionais, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinpresemma), decidiu na quinta-feira (16), após reunião em São Luís, pela deflagração de greve geral dos professores da rede estadual de ensino por tempo indeterminado.
O movimento está marcado para começar depois do Carnaval, a partir de 27 de fevereiro.
“Finalizamos a consulta à nossa categoria que deliberou pela greve geral por tempo indeterminado a partir do dia 27 de fevereiro. A categoria decidiu e vamos em busca do que é nosso, da nossa valorização. Agora vamos encaminhar o resultado das nossas assembleias para o Governo do Estado e dar seguimento aos trâmites dos prazos legais. Vamos continuar mobilizados, a nossa categoria entendeu o momento de ataques aos nossos direitos e da necessidade da unidade de todos. Vamos lutar para vencer essa batalha contra aqueles que retiram o que é nosso por direito”, ressaltou Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.
As assembleias regionais pelo Maranhão tiveram início na segunda-feira (13), com a direção do Sinproesemma percorrendo em equipes os municípios de Timon, Caxias, Imperatriz, Açailândia, Viana e Pinheiro. Na terça-feira (14), foi a vez das regionais de Codó, Chapadinha, Bacabal, Zé Doca, Santa Inês, Pedreiras e Balsas realizarem a consulta às bases. Na quarta-feira (15), a direção do Sinproesemma foi recebida pelas regionais de Itapecuru-Mirim, Rosário, Barra do Corda, Presidente Dutra e São João dos Patos.
Os professores querem pressionar o Governo do Maranhão a pagar reajuste de 14,95%, como dado pelo Ministério da Educação (MEC), ao piso da categoria. Mas a proposta do Estado é de pouco mais de 8%, sob a legação de que os profissionais da área já recebem acima do piso no estado.

-
Polícia4 dias atrás
Caso Adriana: Polícia conclui inquérito e indicia marido, atirador e sogro pelo assassinato da influenciadora
-
Polícia4 semanas atrás
Caso Adriana Oliveira: Nova testemunha diz ter ouvido disparos e voz feminina: ‘amor poque tão fazendo isso comigo?’
-
Polícia3 semanas atrás
Polícia prende traficante em Pindaré-Mirim
-
Polícia21 horas atrás
Foragido da justiça do Maranhão por estupro de vulnerável é preso, no Rio de Janeiro
-
Política4 dias atrás
Gestão de Juscelino Marreca é aprovada por mais de 62% dos luzienses; diz pesquisa Exata