Polícia
Mega Operação desmantea célula do Comando Vermelho no interior do Maranhão
Uma operação de inteligência da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), deflagrada na tarde desta sexta-feira (12/12/2025), resultou na prisão de três homens e na apreensão de um vasto arsenal e grande quantidade de entorpecentes no Povoado Varig, área de divisa entre Bom Jardim e Buriticupu. A ação policial foi desencadeada após informações repassadas pelo Comando de Operações de Divisa (COD) da PM de Goiás, que indicavam que um indivíduo foragido estaria atuando como a nova liderança da facção criminosa Com4ndo V€rmelho na região de Bom Jesus das Selvas.
O alvo principal da operação era Lucivaldo Silva dos Santos, de 36 anos, foragido da Justiça do Mato Grosso por rompimento de tornozeleira eletrônica e apontado como o novo líder da facção. Ao chegar no local, as guarnições flagraram Josevan de Jesus Pereira Nunes Junior, de 31 anos, que tentou se desfazer de uma pistola calibre .40 ao avistar a viatura, arremessando-a por cima do muro.
Após a abordagem inicial e estabilização da situação com Josevan, a polícia visualizou uma reunião de indivíduos no interior do imóvel. Durante o cerco e a voz de parada, os suspeitos tentaram se evadir, mas foram contidos. No interior da residência, que havia sido alugada por Lucivaldo, foram encontrados e apreendidos 908 gramas de maconha, 253 gramas de crack, além de um Revólver Taurus calibre .38. Lucivaldo assumiu a propriedade da droga e da arma.

Entre os detidos estava também José Ferreira da Silva, de 27 anos, conhecido como “Cara de Paca”. No momento da abordagem, José apresentou um documento de identidade falso em nome de “Lucas Henrique Ramos Pereira”. Após a descoberta da falsidade ideológica e consulta aos sistemas policiais, foi confirmado que José Ferreira da Silva possuía dois mandados de prisão em aberto em seu desfavor.

