Saúde
Maranhão registra 100 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave
O Maranhão já registrou, neste ano, 1.776 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 100 mortes confirmadas. O avanço das síndromes gripais tem lotado hospitais e gerado preocupação entre famílias e autoridades de saúde, especialmente diante da agressividade com que alguns vírus têm afetado idosos e crianças.
A SRAG é caracterizada por formas mais graves de síndromes gripais, que comprometem a respiração e podem exigir internação. Os principais sintomas incluem febre, dores no corpo, tosse persistente e dificuldade para respirar. A condição pode ser causada por vírus respiratórios, bactérias, fungos e outros agentes, e, em pacientes vulneráveis, como os idosos, pode evoluir para óbito.
Entre os casos registrados no estado, destacam-se os provocados pelos vírus da Influenza e da Covid-19. Somente a Influenza já contabiliza 227 casos. Existem quatro tipos de vírus influenza: A, B, C e D, sendo os tipos A e B os principais responsáveis por epidemias sazonais. O tipo A também é causador de grandes pandemias.
Diante do cenário, a Secretaria Estadual de Saúde alerta para a importância do atendimento precoce. A assessora especial da pasta, Mayrlan Avelar, recomenda que pessoas dos grupos de risco, como idosos, gestantes e crianças, procurem atendimento médico ao apresentar sintomas gripais ou desconforto respiratório.
Para atender à crescente demanda por cuidados médicos, foi instalado um hospital de campanha no estacionamento do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís. O local funciona como ponto de triagem para casos leves, com atendimento das 7h à meia-noite. Após avaliação, os pacientes podem receber medicação e acompanhamento médico. Aqueles com sintomas mais graves, como dificuldade para respirar, têm à disposição suporte com aspirador portátil e balão de oxigênio.
Fonte:G1/MA
-
Justiça4 semanas atrásJudiciário de Santa Luzia lança edital para financiar projetos sociais na comarca
-
Política3 semanas atrásSaída ou Punição? Pressão de Ciro Nogueira Obriga Fufuca a Decidir entre Ministério e Comando Partidário
-
Política2 semanas atrásPrefeito de Santa Luzia, Juscelino Marreca atinge 81% de aprovação popular em nova pesquisa Exata
-
Polícia2 semanas atrásPolícia investiga morte de bebê de apenas 4 meses no município de Alto Alegre do Pindaré
-
Polícia1 semana atrásPF desmantela esquema de lavagem de dinheiro e apreende quase R$ 420 mil no Maranhão
-
Justiça1 semana atrásSTF autoriza quebra de sigilo telefônico de agiota Pacovan e coloca políticos na mira
-
Polícia5 dias atrásPM prende homem por violência doméstica e posse ilegal de arma no município de Santa Luzia
-
Acidentes1 dia atrásGrave acidente na BR-222, deixa duas pessoas mortas, em Santa Luzia

