Justiça
Ministério Público abre inquérito para investigar irregularidades no Instituto de Previdência Social (IPRESAL) de Santa Luzia
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) instaurou um inquérito civil para investigar possíveis irregularidades no Instituto de Previdência Social dos Servidores de Santa Luzia (IPRESAL). A medida, foi assinada pelo Promotor de Justiça Leonardo Santana Modesto, na última sexta-feira (25), e busca esclarecer a situação dos repasses das contribuições previdenciárias de servidores públicos municipais.
Segundo o MPMA, o intuito do inquérito é apurar eventuais falhas nos repasses previdenciários, que podem comprometer a segurança financeira dos servidores e a regularidade das finanças municipais.
O inquérito terá como primeiro passo a coleta de documentos, depoimentos e outras informações pertinentes. Dentre as diligências iniciais, destaca-se a requisição formal de dados ao presidente do IPRESAL. O MPMA exige, no prazo de dez dias úteis, a comprovação da regularidade dos repasses das contribuições previdenciárias, além de relatórios indicando eventuais meses em atraso e medidas adotadas para a regularização das pendências.
A ausência de resposta ou nova recusa na apresentação das informações requisitadas poderá configurar crime, conforme estipulado pelo artigo 10 da Lei n.º 7.347/85, que trata da Ação Civil Pública. O MPMA destaca que a transparência na gestão dos recursos previdenciários é essencial para assegurar a moralidade administrativa e a proteção dos direitos dos servidores de Santa Luzia.
-
Polícia2 semanas atrás
Polícia Civil e Militar de Santa Luzia efetuam prisão de foragido com mandado em aberto por estupro de vulnerável
-
Geral4 semanas atrás
Maguila, estrela do boxe brasileiro, morre aos 66 anos
-
Geral4 semanas atrás
Quase 200 crianças e adolescentes são agredidos por dia no Brasil
-
Política4 semanas atrás
Iracema deverá retornar ao PT para disputar o Governo do Maranhão
-
Geral4 semanas atrás
Justiça condena Estado do Maranhão a realizar concurso público para professor da rede estadual de ensino
-
Polícia3 semanas atrás
Festa de reggae organizada pelo prefeito eleito de Alto Alegre do Pindaré termina com uma pessoa morta e outra ferida
-
Justiça3 semanas atrás
Ex-padrasto é condenado a mais de 23 anos de prisão por estupro de vulnerável contra enteada de 8 anos, em Santa Luzia
-
Polícia3 semanas atrás
Mulher é morta pelo ex-companheiro em Zé Doca – MA