Educação
Maranhense de 17 anos é aprovada em cinco universidades dos EUA e faz campanha on-line para arrecadar fundos e custear estudos no exterior
Natural de Itapecuru-Mirim, a maranhense Hayêssa Siqueira, de 17 anos, foi aprovada em cinco universidades dos Estados Unidos e agora se prepara para embarcar rumo a uma nova etapa de sua vida acadêmica, fruto de muita dedicação e preparo. A estudante é egressa do curso técnico em Meio Ambiente, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
Das cinco universidades onde foi aprovada, Hayêssa escolheu cursar Psicologia na Pacific Lutheran University, em Washington. Ela conta que começou a se preparar para os processos de seleção das universidades norte-americanas comprando livros didáticos sobre os vestibulares que prestaria. O material dava dicas do que esperar em cada uma das bancas.
No processo de preparação para os seletivos, Hayêssa conta que estudava cerca de quatro horas por dia – duas horas para cada vestibular. Ela conta que separava ao longo da semana momentos para estudar assuntos importantes como redação, interpretação textual e matemática, de acordo com tópicos definidos pela própria estudante.
A campanha on-line
Em fevereiro deste ano, Hayêssa e os pais criaram uma campanha on-line para arrecadar o valor que a estudante precisa para custear o primeiro ano na universidade em que escolheu estudar, em Washington. Pedro Júnior, pai de Hayêssa, explica que o custo anual da faculdade é de U$ 65 mil, porém, a estudante ganhou uma bolsa de U$ 43 mil, mas a família precisa arcar com U$ 21 mil de diferença, que convertidos em reais equivale a aproximadamente R$ 103.590.
A estudante conta que a meta é conseguir atingir o valor para pagar o primeiro ano de estudos na Pacific Lutheran University, pois, segundo a maranhense, o consulado americano exige que Hayêssa tenha pelo menos a quantia desse período disponível para a aprovação do visto e a partir do segundo vou ela pode trabalhar dentro da universidade para ajudar os pais com os custos dos anos seguintes.
-
Polícia2 semanas atrás
Polícia Civil e Militar de Santa Luzia efetuam prisão de foragido com mandado em aberto por estupro de vulnerável
-
Geral4 semanas atrás
Quase 200 crianças e adolescentes são agredidos por dia no Brasil
-
Geral4 semanas atrás
Maguila, estrela do boxe brasileiro, morre aos 66 anos
-
Política4 semanas atrás
Iracema deverá retornar ao PT para disputar o Governo do Maranhão
-
Justiça3 semanas atrás
Ministério Público abre inquérito para investigar irregularidades no Instituto de Previdência Social (IPRESAL) de Santa Luzia
-
Polícia4 semanas atrás
Festa de reggae organizada pelo prefeito eleito de Alto Alegre do Pindaré termina com uma pessoa morta e outra ferida
-
Justiça3 semanas atrás
Ex-padrasto é condenado a mais de 23 anos de prisão por estupro de vulnerável contra enteada de 8 anos, em Santa Luzia
-
Polícia3 semanas atrás
Mulher é morta pelo ex-companheiro em Zé Doca – MA